Análise e Interpretação do Desenho Infantil
Grade curricular
DISCIPLINA | HORA |
---|---|
A Análise do Desenho Infantil | 40h |
As Contribuições do Desenho para a Psicopedagogia | 40h |
Desenvolvimento Profissional | 40h |
Etapas do Desenho: A Representação Simbólica, o Espaço, o Traçado e as Formas - Os Desenhos e seus Tamanhos | 40h |
O Desenhar para a Criança - Trabalhando o Lúdico | 40h |
O Desenho como Instrumento da Terapia | 40h |
O Desenho e o Desenvolvimento Infantil | 40h |
Psicodiagnóstico Infantil - Etapas e Abordagens | 40h |
Transtornos Mentais que Afetam a Criança | 60h |
Carga Horária Total | 380h |
Objetivo
▪ Abordar o desenho como um instrumento de alta relevância no processo de compreensão e vínculo com a criança quer seja psicoterapêutico ou um vínculo ligado à afetividade; ▪ Apresentar a importância do desenho para o desenvolvimento saudável físico e mental da criança; ▪ Auxiliar o profissional com técnicas para aumentar a segurança das crianças como parte essencial do crescimento, tornando-a mais independente; ▪ Capacitar o profissional para lidar com o imaginário e o simbólico contido no desenho infantil; ▪ Estabelecer as etapas da análise e interpretação do desenho infantil; ▪ Incentivar a imaginação como ferramenta de liberdade de expressão e de criatividade.
Área de Conhecimento
Saúde
Público-Alvo
O curso está voltado para profissionais das áreas de Psicologia, Pedagogia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Arteterapeutas e demais profissionais graduados que exercem sua prática no campo da educação e da saúde, seja em consultório, em equipes multidisciplinares de clínicas particulares, em equipamentos de saúde pública (por exemplo, CAPSi), em projetos sociais, bem como interessados em se especializar e aprimorar seus conhecimentos relativos ao desenho e sua importância na compreensão da psique infantil.
Metodologia
O curso é 100% online e apenas um encontro presencial acontece no final do curso para realização de prova. Não há exigência de desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno e disponibiliza material didático em diversos formatos para que, independente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso. O tutor/professor faz a gestão individualizada, acompanhando, avaliando e motivando o aluno durante sua caminhada.
As interações assíncronas entre tutor/professor e alunos, no material didático disponibilizado e nas atividades avaliativas acontece em todas as disciplinas, que são oferecidas sequencialmente, porém sem pré-requisitos entre elas.
Investimento
Conheça os valores e as condições de pagamento especiais de maio.