Pós-Graduação EAD em

Docência na Educação Profissional de Nível Técnico

Carga Horária:400 horas Duração:7 meses Parcelas a partir de: R$ 229,00 mensais Receber Contato

Grade curricular

FORMA DE PAGAMENTO PARCELAS
Cheque ou Cartão de Crédito Recorrente Não compromete o limite do seu cartão 16X de R$ 229,00
Cartão de Crédito Melhor custo benefício 12X de R$ 287,00
À vista Menor valor, maior desconto R$ 3.030,00
DISCIPLINA HORA
Desenvolvimento e Aprendizagem 60h
Desenvolvimento Profissional 40h
Didática na Educação Profissional de Nível Técnico 80h
Fundamentos da Educação Profissional de Nível Técnico 80h
O Exercício do Magistério - Metodologias de Ensino 80h
Planejamento Educacional e Avaliação na Educação Profissional 60h
Carga Horária Total 400h

Objetivo

Ampliar conhecimentos teóricos acerca das concepções de educação no mundo contemporâneo. Desenvolver atividades de pesquisa, especialmente, as relacionadas à pesquisa qualitativa em educação, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo. Enfocar a realidade educacional da Educação Profissional de Nível Técnico, identificando as principais tendências, resultados e impasses. Refletir sobre as políticas da Educação Profissional de Nível Técnico no Brasil, numa referência às didáticas e metodologias empregadas no ensino de nível técnico. Conhecer e refletir sobre os fundamentos legais que regem a Educação Profissional de Nível Técnico na atualidade. Proporcionar um espaço de reflexão sobre a função do professor como agente de mediação da práxis didático pedagógica. Refletir sobre os saberes necessários na educação profissional e estimular a reflexão crítica sobre aspectos relacionados aos fundamentos teóricos, metodológicos e éticos que regem o ensino de nível técnico e a sua aplicabilidade na ação educativa. Conhecer os planejamentos educacionais da educação profissional e compreender a sua aplicabilidade na prática docente como instrumento essencial na organização do trabalho pedagógico. Compreender a didática como base para ação docente. Compreender a construção de conteúdos, atitudes e habilidades para o desenvolvimento do aluno em formação. Refletir sobre a avaliação como ferramenta capaz de contribuir para o processo de ensino aprendizagem. Oferecer a professores da Educação Profissional de Nível Técnico os fundamentos, elementos e meios à ação docente de qualidade. Promover a reflexão crítica sobre a prática docente a partir de problemáticas da realidade cotidiana da sala de aula. Possibilitar ao profissional da Educação Profissional de Nível Técnico o desenvolvimento de condições necessárias para uma prática pedagógica abrangente e de qualidade.

Área de Conhecimento

Educação

Público-Alvo

O curso destina-se a atender licenciados, bacharéis e tecnólogos com formação acadêmica relacionada aos Eixos Tecnológicos, constantes no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, priorizando aqueles que desejam tornar-se professores da Educação Profissional de Nível Técnico. Eixos Tecnológicos, constantes no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos: 1 - Ambiente, Saúde e Segurança; 2 - Apoio Educacional; 3 - Controle e Processos Industriais; 4 - Gestão e Negócios; 5 - Hospitalidade e Lazer; 6 - Informação e Comunicação; 7 Infraestrutura; 8 - Militar; 9- Produção Alimentícia; 10 - Produção Cultural e Design; 11 - Produção Industrial; 12 - Recursos Naturais.

Metodologia

O curso é 100% online e apenas um encontro presencial acontece no final do curso para realização de prova. Não há exigência de desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno e disponibiliza material didático em diversos formatos para que, independente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso. O tutor/professor faz a gestão individualizada, acompanhando, avaliando e motivando o aluno durante sua caminhada.

As interações assíncronas entre tutor/professor e alunos, no material didático disponibilizado e nas atividades avaliativas acontece em todas as disciplinas, que são oferecidas sequencialmente, porém sem pré-requisitos entre elas.