Metodologias Ativas de Aprendizagem
Grade curricular
FORMA DE PAGAMENTO | PARCELAS |
---|---|
Cheque ou Cartão de Crédito Recorrente Não compromete o limite do seu cartão | 16X de R$ 187,50 |
Cartão de Crédito Melhor custo benefício | 12X de R$ 218,75 |
À vista Menor valor, maior desconto | R$ 2.375,00 |
DISCIPLINA | HORA |
---|---|
Desafios da educação no século XXI. Planejamento da ação didática: estratégias ativas para o ensino-aprendizagem | 60h |
Desenvolvimento Profissional | 40h |
Gestão da Comunicação em Espaços Virtuais e não Virtuais de Aprendizagem | 60h |
Metodologias Ativas da Aprendizagem: E-Learning; Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); Gamificação; Mapas Conceituais e Mentais, Gráficos e Painéis | 60h |
Processos de Criação: Peer Instruction, Metodologia Stem Education, Storybord e Storytelling | 60h |
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Práticas Inovadoras | 60h |
Teorias e Abordagens Pedagógicas: Contextos e Perspectivas | 60h |
Carga Horária Total | 400h |
Objetivo
▪ Apresentar ao aluno o conceito central de metodologias ativas e as práticas mais comuns; ▪ Apresentar aos participantes as metodologias ativas de aprendizagem e os recursos tecnológicos por elas utilizados; ▪ Apresentar metodologias inovadoras para a aprendizagem ativa do aluno; ▪ Capacitar professores para atuar no processo ensino-aprendizagem, por meio da aprendizagem ativa e colaborativa; ▪ Conhecer as formas mais apropriadas para se avaliar a aprendizagem por meio das metodologias ativas; ▪ Desenvolver a habilidade para elaboração de planos de aula com base nas metodologias ativas; ▪ Desenvolver estratégias pedagógicas, mediante identificação de contextos reais da prática pedagógica, com uso das TDIC e da aprendizagem ativa; ▪ Explorar a contribuição das tecnologias digitais na valorização da criatividade, da colaboração, do pensamento crítico, da autoria e do protagonismo do estudante; ▪ Identificar as metodologias adequadas, considerando o novo perfil do aluno e das novas tecnologias e metodologias, mediante estudo de casos; ▪ Instruir os alunos para o uso de simulação, Gamificação, vídeos e redes sociais no processo de ensino e aprendizagem.
Área de Conhecimento
Educação
Público-Alvo
O curso é dirigido aos profissionais envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem, com educação em espaços formais e não formais, virtuais e não virtuais, graduados em Pedagogia, Administração, Comunicação Social, Recursos Humanos e demais áreas do conhecimento que queiram aprofundar seus estudos acerca do uso das Metodologias Ativas da Aprendizagem.
Metodologia
O curso é 100% online, inclusive as avaliações. Não há exigência de desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno e disponibiliza material didático em diversos formatos para que, independente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso. O professor faz a gestão individualizada, acompanhando, avaliando e motivando o aluno durante sua caminhada.
As interações assíncronas entre professor e alunos, no material didático disponibilizado e nas atividades avaliativas acontece em todas as disciplinas, que são oferecidas sequencialmente, porém sem pré-requisitos entre elas.