Terapia Ocupacional em Neurologia
Grade curricular
DISCIPLINA | HORA |
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Adaptações ambientais e domésticas | 60h |
Análise da Atividade | 40h |
Aspectos Clínicos das Principais Patologias Neurológicas do Adulto e Idoso e Intervenções da Terapia Ocupacional | 60h |
Da Infância a Adolescência: Estudo do Desenvolvimento Normal e Identificação das Principais Alterações Patológicas | 60h |
Desenvolvimento Profissional | 40h |
Órteses e Próteses | 40h |
Procedimentos e Estratégias da Terapia Ocupacional nas Desordens Neurológicas da Infância | 60h |
Carga Horária Total | 360h |
Objetivo
A Terapia Ocupacional tem sido cada vez mais solicitada a fazer parte das equipes de saúde e com isso tem conseguido melhoras nas questões da competência e independência funcional para a vida cotidiana, inclusão social e qualidade de vida da diversa população atendida. A literatura nacional e internacional ratifica a propensão de crescimento do trabalho dos terapeutas ocupacionais de caráter preventivo voltados para programas comunitários, de saúde e/ou educação, e, em empresas. Contudo, enfatiza a inserção deste profissional nos contextos hospitalares, mostrando a expansão do mercado de trabalho em Terapia Ocupacional também nesta direção (DE CARLO & LUZO, 2004). O profissional especializado em Neurologia tem como principal campo de atuação instituições de reabilitação, consultórios particulares, hospitais, atendimentos domiciliares (home care), escolas, escolas especiais, instituições de longa permanência para idosos (ILPI), além dos espaços oferecidos pela atenção básica
Área de Conhecimento
Saúde
Público-Alvo
Profissionais com graduação em Terapia Ocupacional que atuam com problemáticas neurológicas a avaliar e intervir na reabilitação de pessoas, abordando os aspectos clínicos e prevenção de complicações oriundas da patologia neurológica. Pré-requisito: Apresentar comprovante de conclusão de Curso Superior em Terapia Ocupacional.
Metodologia
O curso é 100% online e apenas um encontro presencial acontece no final do curso para realização de prova. Não há exigência de desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno e disponibiliza material didático em diversos formatos para que, independente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso. O tutor/professor faz a gestão individualizada, acompanhando, avaliando e motivando o aluno durante sua caminhada.
As interações assíncronas entre tutor/professor e alunos, no material didático disponibilizado e nas atividades avaliativas acontece em todas as disciplinas, que são oferecidas sequencialmente, porém sem pré-requisitos entre elas.
Investimento
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