Dependência Química
Grade curricular
DISCIPLINA | HORA |
---|---|
Ambientes de Tratamento, Elaboração e Execução de Projetos para Dependência Química | 40h |
As Substâncias Psicotrópicas, Caracterização e Intervenções Específicas | 40h |
Comorbidades Psiquiátricas na Dependência Química | 40h |
Dependência Química, Conceitos, Critérios Diagnósticos e Neurobiologia | 40h |
Desenvolvimento Profissional | 40h |
Prevenção, intervenção de tratamento em populações específicas. Elaboração de políticas públicas de prevenção e psicoeducação em dependência química. | 40h |
Psicologia e Psiquiatria Forense na Dependência Química | 40h |
Saúde Preventiva e Promoção da Saúde | 40h |
Tratamento medicamentoso da dependência química | 40h |
Carga Horária Total | 360h |
Objetivo
No estudo da prevenção, vão ser revisados os conteúdos contraditórios sobre o tema e concluídos quais são os meios mais adequados para cada perfil de população. No rastreio, os pós-graduandos aprenderão usar critérios bem estabelecidos e os instrumentos padronizados internacionalmente e validados para a população brasileira. Os meios mais eficientes para abordagem do dependente químico com finalidade de tratá-lo serão estudados para realizar ações com objetivo de aderir o indivíduo ao tratamento e mantê-lo em permanente abstinência. As intervenções terapêuticas serão estudadas para habilitar o aluno com expertise, para diferenciar quando poderá atuar isoladamente ou reconhecer as situações em que precisa formar uma Equipe Multidisciplinar para realizar o tratamento dos pacientes de forma individual ou em grupo. Para todos os temas abordados, as limitações científicas, técnicas, políticas e financeiras serão debatidas para que o profissional use sempre o bom senso baseado nos conhecimentos adquiridos para a melhor prática rotineira.
Área de Conhecimento
Saúde
Público-Alvo
Profissionais da saúde, graduados nas várias áreas da saúde e demais profissionais de nível superior, interessados em aprimorar seus conhecimentos relativos a dependência química.
Metodologia
O curso é 100% online e apenas um encontro presencial acontece no final do curso para realização de prova. Não há exigência de desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno e disponibiliza material didático em diversos formatos para que, independente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso. O tutor/professor faz a gestão individualizada, acompanhando, avaliando e motivando o aluno durante sua caminhada.
As interações assíncronas entre tutor/professor e alunos, no material didático disponibilizado e nas atividades avaliativas acontece em todas as disciplinas, que são oferecidas sequencialmente, porém sem pré-requisitos entre elas.
Investimento
Conheça os valores e as condições de pagamento especiais de junho.