Docência Jurídica
Grade curricular
DISCIPLINA | HORA |
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Competências e Habilidades para o Estudante de Direito | 30h |
Desenvolvimento Profissional | 40h |
Introdução ao Direito da Educação | 30h |
Marco regulatório do ensino do Direito - desde as Diretrizes Curriculares Nacionais até as normas para Estágio Supervisionado | 30h |
Poder Judiciário e Ensino do Direito - Aspectos Pedagógicos da Utilização da Jurisprudência | 80h |
Português Jurídico | 30h |
Processos de Ensino-Aprendizagem e Avaliação no Ensino do Direito | 60h |
Produção do Conhecimento e Pesquisa Jurídica | 60h |
Carga Horária Total | 360h |
Objetivo
Ampliar conhecimentos teóricos acerca das concepções de educação jurídica no mundo contemporâneo;
Desenvolver atividades de pesquisa, especialmente, as relacionadas à pesquisa qualitativa em educação jurídica, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo;
Exercitar normas cientificas na elaboração de trabalhos acadêmicos jurídicos tais como: projeto de pesquisa, artigo acadêmico, monografia, entre outros;
Enfocar a realidade educacional do Ensino Superior brasileiro, identificando as principais tendências, resultados e impasses;
Refletir sobe as políticas da educação jurídica no Brasil, numa referência às didáticas e metodologias empregadas no ensino universitário;
Conhecer e refletir sobre os fundamentos legais que regem o ensino superior na atualidade.
Proporcionar um espaço de reflexão sobre a função do professor como agente de mediação da práxis didático pedagógica;
Refletir sobre os saberes necessários no ensino jurídico e estimular a reflexão crítica sobre aspectos relacionados aos fundamentos teóricos, metodológicos e éticos que regem o ensino jurídico e a sua aplicabilidade na ação educativa;
Conhecer os planejamentos educacionais do ensino jurídico e compreender a sua aplicabilidade na prática docente como instrumento essencial na organização do trabalho pedagógico;
Compreender a didática jurídica como base para ação docente;
Compreender a construção de competências e habilidades para o desenvolvimento do aluno em formação jurídica;
Refletir sobre a avaliação como ferramenta capaz de contribuir para o processo de ensino /aprendizagem jurídica em ambientes universitários;
Oferecer a professores do Ensino Jurídico os fundamentos, elementos e meios à ação docente de qualidade;
Promover a reflexão crítica sobre a prática docente a partir de problemáticas da realidade cotidiana da sala de aula.
Possibilitar ao profissional do Ensino Jurídico o desenvolvimento de habilidades e de competências necessárias para uma prática pedagógica abrangente e de qualidade.
Área de Conhecimento
Educação
Público-Alvo
O curso destina-se a atender bacharéis em direito, priorizando aqueles que desejam tornar-se professores do Ensino Superior.
Metodologia
O curso é 100% online e apenas um encontro presencial acontece no final do curso para realização de prova. Não há exigência de desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno e disponibiliza material didático em diversos formatos para que, independente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso. O tutor/professor faz a gestão individualizada, acompanhando, avaliando e motivando o aluno durante sua caminhada.
As interações assíncronas entre tutor/professor e alunos, no material didático disponibilizado e nas atividades avaliativas acontece em todas as disciplinas, que são oferecidas sequencialmente, porém sem pré-requisitos entre elas.
Investimento
Conheça os valores e as condições de pagamento especiais de maio.